sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Calculando o Per Capita de uma Festa


Recebo diariamente muitos e-mails com questões referentes à festas. Resolvi postar algumas dicas para quem planeja receber em casa, ou no Play do Edifício, num evento menor e mais intimista do que numa Casa de Festas.



Quando se planeja uma festa, é bom estar atento às quantidades. Mais importante do que não sobrar, é não faltar. E alguns aspectos devem ser levados em consideração:


  • Em festas durante a semana, excetuando a 6ª feira, há maior possibilidade de comparecerem poucas pessoas, por isso, as quantidades não precisam ser tão grandes;



  • Quando os convidados não tomam bebidas alcoólicas, a quantidade de refrigerantes/sucos deve ser dobrada;


  • De acordo com o clima, as quantidades podem aumentar ou diminuir: no calor excessivo, é bom investir numa quantidade maior de água, suco, refrigerantes, cervejas...no frio, certamente o vinho, pratos quentes e chocolates terão maior demanda;



Alguns detalhes importantes:



Garçons/Copeiras: Para cada 20 pessoas, 1 garçon e 1 copeira.


Independente do local, nº de convidados e tipo da sua festa, você terá um gasto grande...então planejar-se com antecedência é fundamental!




Seguem as quantidades suficientes para uma festa para 50 pessoas, com serviço de 4 horas:




Frios: 100g por pessoa..................................................................5 kg



* Precisam estar acompanhados de pães de vários tipos, torradinhas, croissants...pratos de sobremesa e garfinhos para que os convidados se sirvam à vontade.



Canapés + salgadinhos: 10 por pessoa, se houver prato quente..........500 unidades

15 por pessoa, sem o prato quente........................................................750 unidades


* Optar por servir salgados assados é sempre uma boa escolha!




Prato quente: 150g por pessoa ou 3 mini-porções (finger food) diferentes.






* Desejável: um prato de carne, uma massa ou salada, um prato com frango ou frutos do mar.

Cada porção de finger food, tem de 40 a 50g.


Docinhos: 4 a 6 por pessoa....................................................200 a 300 unidades


Bombons/Trufas: 4 a 6 por pessoa.....................................200 a 300 unidades



Água e refrigerantes: 1/2 litro de cada por pessoa.......................25 litros de cada



Sucos/Cocktails sem álcool: 3 copos 50 ml por pessoa..................7,5 litros de cada



Espumante/ Vinhos: 1/2 l por pessoa...................................................25 garrafas




Cerveja/ Chopp: 4 latinhas ou 1l de Chopp por pessoa....................200 latinhas ou 50l de Chopp



Sobremesas:
Bolo: 2 fatias por pessoa.....................................................................100 fatias = 3kg

Tortas(3 tipos): 1 fatia por pessoa..............................................................150 fatias

Bem-casados ou bem-nascidos: 2 por pessoa.......................................100 unidades



Preparar um evento, acima de tudo, requer organização e planejamento. O foco do evento sempre deve ser os convidados, que precisam se sentir bem-vindos e à vontade.



Tenham um ótimo final de semana! Beijos!





25 comentários:

  1. Oi cumadi...
    Nunca fiz uma festinha assim... e penso q foi ideal essa dica tão rica em detalhes...
    Sabendo a quantidade e os valores fica mais fácil... bem mais, né?!=]
    Legal sua iniciativa...
    Um bejim!

    ResponderExcluir
  2. Olá, obrigado pela visita!!!Estou sumida pq o computador ainda não está ajudando!!!rsrs
    Mas se tudo der certo vou postar agora!!!
    Amei as dicas!!!

    BJs...E um ótimo feriado!!!

    ResponderExcluir
  3. E Si não é só saindo fazendo tudo de qualquer jeito sem olhar preço, pode sair mais caro que um buffet. Muito boa suas dicas. Bom feriado

    ResponderExcluir
  4. Simone dicas preciosas !!!Simone vim agradecer seu carinho para comigo ontem, fiquei muito feliz, bjs, Va.

    ResponderExcluir
  5. Quando se faz uma festa de grande porte, como casamento, é muio detalhe a ser pensado. Mas mesmo uma reunião entre amigos temos que pensar em alguns detalhes tb, né?
    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Eu sempre fiz festa pro povo aqui de casa.
    Trabalho pra vale.
    Linda a organização um sucesso
    garantido.
    Um ótimo feriado.
    Beijos...
    Lúcia.

    ResponderExcluir
  7. Coisa boa ter alguém que faça tudo pela gente, só escolher e pagar e deixar que alguém calcule e se preocupe com isso. Muito difícil planejar um evento, são inúmeras variáveis.
    beijosss

    ResponderExcluir
  8. Oi Simone!
    Adorei sua visita lá no blog!
    Essas dicas são realmente preciosas! Já estão todas armazenadas aqui no PC.
    Bjo
    Mirian CS

    ResponderExcluir
  9. Eita que esse post veio mesmo a calhar...o meu bebê vai fazer 20 anos dia 09/10 e vai fazer uma festa pra 220 pessoas isso mesmo amiga 220 pessoas eu eu fiquei enlouquecida quando via a lista de convidados...e funciona assim os meninos pagam R$ 20,00 e as meninas pagam R$ 10,00 (aqui é moda isso agora festa só de bebida e começa a meia noite) e euzinha achei melhor e mais coerente fazer uns salgadinhos e docinhos lá pelas tantas...ou esse povo vai passar mal kkkkk obrigada pelas dicas...

    Vi o post da festa indiana, amei os detalhes só não fiquei sabendo o que tinha dentro do pacotinho de lembrancinha eita curiosidade né??? kkkk
    Bjinhus e bom findi!!!
    Rose

    ResponderExcluir
  10. Menina!
    Que delícia acompanhar essa festa, e o resultado final foi fantástico. Sua filha é muito bonita, parabéns!
    Adorei ver o seu carinho, cuidado e dedicação em cada cantinho da festa, isso ficou muito visível. Essa semana vou divulgar também a festa surpresa que fiz para minha mãe, passa lá depois pra conferir.
    Boa sorte no próximo sorteio, acho que o prêmio tem tudo haver com você.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  11. Adorei as dicas
    Simione eu tbm não vejo a hora de conhecer vc e a Barbieeee
    Bjokas

    ResponderExcluir
  12. Super dicas Simone!
    Já salvei no micro.
    As festas aqui em casa sempre tem mais ou menos a mesma quantidade de pessoas o que acaba facilitando o planejamento, só fico atenta ao clima de cada festa por causa dos pratos e bebidas.
    BJS

    ResponderExcluir
  13. Excelente post! Informações extremamente úteis!

    ResponderExcluir
  14. Oi Si, adorei as dicas! Quanto a sua última postagem da Festa Indiana, achei divina! Cada comidinha...rsrss
    Beijosss

    ResponderExcluir
  15. Simone, vc me ajudou muito com essas dicas, estava meio em dúvida quanto a algumas quantidades. Obrigada!

    ResponderExcluir
  16. Simone, esse post é super útil e bastante esclarecedor! Também já recebi e-mails de pessoas com dúvidas como essas, mas eu não sabia como responder, já que minhas festinhas tem no máximo 12 convidados, rsrsrsrs! Vou indicar esse post a partir de hoje! Grande beijo!

    ResponderExcluir
  17. Simone,
    Estou planejando meu niver de 25 anos que acontece em fevereiro e adorei suas dicas, anotei tudinho e vou providenciar.
    Quero fazer algo bem colorido, com mesa de doces, quase uma festa infantil, hahaha

    beijos

    ResponderExcluir
  18. OI ESTOU PRETENDENDO FZ A FESTA 15ANOS DE MINHA FILHA COM BEBIDA ALCOOLICA TEM COMO FAZER O CALCULO MAIS OU MENOS, SE CONTRATO UM BUFFET OU EU MESMO FAÇO TUDO

    ResponderExcluir
  19. Oi, Gabi, costumo responder por e-mail,mas como você não deixou seu contato, a resposta vai por aqui:
    Calcule para as bebidas alcoólicas: 4 latinhas de cerveja ou 1 litro de chopp por convidado. 1/2 litro de vinho ou espumante para cada convidado.
    Se contratar buffet, eles já têm o per capita direitinho, para não faltar.
    Fazer a festa de 15 anos você mesma pode ser uma opção, mas não sai tão em conta assim. (Eu fiz a da minha filha mais velha).Um buffet pode facilitar a sua vida, principalmente porque eles parcelam o valor. Boa sorte! Se precisar de forminhas especiais,ou qualquer item de decoração, entre em contato.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Olá Simone é a primeira vez que venho aqui... Vou te contar uma breve história durante muitos anos eu fiz uma feijoada para a igreja , eles me davam tudo, depois de um tempo eu fui fazer uma graduação e a comunidade virou paróquia e arrumaram outra pessoa...Te conto para definir para vc o quanto que é minha noção de Per ...Já fiz várias festinhas mas costumo dizer para as amigas que faço tudo de olho e acaba dando certo...Mas acredito que já é a prática...Mas fato é que eu gostaria de me aprofundar em Per capita, então como fazer? Por exemplo, se eu quero fazer uma feijoada com churrasco para 100 pessoas, como calcular a quantidade de kilos de feijão, de carnes que levam dentro e a carne do churrasco também... E O ARROZ E A FAROFA, como CALCULAR... ? SE puder responder pode ser para o email: patpv_1963@hotmail.com
    Diga-me se tem um curso para aprendermos a lidar com a per capita, obrigada bjos!!!

    ResponderExcluir
  21. Que aula completa! Confesso que não aprendi tudo, tudo, mas sei que quando precisar sempre poderei voltar aqui e rever o post.

    Ficou ótimo mesmo!

    ResponderExcluir
  22. Quero dar uma festa em um motel para 20 pessoas. Estou querendo fazer churrasco, caldo de camarão e de bebida cerveja e refrigerante. Será às 23:00 de uma sexta.

    Queria sua ajuda nos cálculos e o que eu poderia fazer a mais. A presidencial tem boate e piscina grande.

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  23. Olá minha querida, uma festa desse tamanho pra 50 pessoas, sem bebida alcoólica ,quanto custa, a festa da minha filha e no dia 5 de outubro não sei o que fazer pois tenho só 4500

    ResponderExcluir

Adoro ler os seus comentários! Obrigada pelo carinho!
Respondo aos comentários geralmente por e-mail. Deixe seu contato, ok?